Como cuidar da saúde no inverno

18 julho 2018

A saúde no inverno fica debilitada, é natural que o corpo humano fique vulnerável à algumas doenças nessa época do ano, principalmente, as respiratórias
O inverno chegou, e é natural que o corpo humano fique mais vulnerável a algumas doenças nessa época do ano, principalmente, as doenças que afetam o sistema respiratório.
Por isso, é preciso atenção redobrada e alguns cuidados extras para proteger a saúde nesse período.
Por que o inverno causa mais doenças?
Para entender o motivo pelo qual as doenças aparecem com maior abundância no inverno, é importante sabermos que as bactérias e vírus buscam locais mais quentes e que possuam os fatores necessários para que consigam sobreviver, evoluir e se multiplicar. Sendo assim, o corpo humano fornece o local ideal para que isso ocorra, pois é quente e úmido.
Devido ao frio, a maioria da população permanece em ambientes fechados e, frequentemente, dividem espaços em que há aglomeração de pessoas, como o transporte público e as escolas, por exemplo. Isso acarreta uma proliferação ainda mais veloz por parte das bactérias e vírus, já que o ar que está circulando dentro do espaço é contaminado.

Saiba um pouco mais sobre as principais doenças que atingem a população no inverno e entenda melhor sobre cada uma delas:

Resfriado: Com duração média de quatro a cinco dias, o resfriado não chega a fazer um grande mal ao organismo, porém enfraquece a pessoa infectada e, se não tratada corretamente, pode se agravar. Os sintomas são a coriza, a obstrução das vias respiratórias, febre, espirros e dor de garganta.
Gripe: A gripe pode ser vista como um resfriado mais forte, pois tem os mesmos sintomas, porém de forma fortificada, como a febre alta, dores no corpo e falta de ar. Se não for tratada corretamente, assim como o resfriado, pode se agravar e gerar complicações.
Pneumonia: Causada por bactérias, vírus ou fungos, a pneumonia é uma infecção aguda nos pulmões. Essa doença pode ser a causa de uma gripe ou de um resfriado não tratado corretamente, ou surgir após uma crise de bronquite muito forte. Os sintomas da pneumonia são a tosse incessante, o cansaço, dores no corpo, calafrios, suor, febre, falta de ar e dor no tórax.
Amigdalite: É uma inflamação nas amígdalas, decorrentes da ação de bactérias ou vírus, que causa dor de garganta intensa, mau hálito e febre alta. Algumas pessoas realizam uma operação para retirar as amígdalas depois de serem diagnosticadas com amigdalite. Entretanto, isso não impede que outras infecções ataquem a garganta. A linha Propovit é indicada para fortalecer a imunidade da garganta. O uso do Extrato de Própolis e do Spray Propovit são bons aliados na prevenção de inflamações na garganta.
Rinite: Trata-se de uma irritação ou inflamação na mucosa do nariz. Essa infecção causa espirros incessantes, coriza, coceira e entupimento do nariz. É uma das doenças alérgicas mais comuns, principalmente em locais com bastante pó e pelos.
Sinusite: Causada pelo ataque de vírus ou bactérias às cavidades do crânio em torno do nariz, conhecidas como seios nasais. A infecção tem como característica a dor de cabeça, inchamento das pálpebras, entupimento do nariz, secreção nasal e dor nos olhos.

Dicas para se proteger das doenças de inverno:
Tome bastante água: A hidratação é muito importante para manter os anticorpos mais fortes contra os vírus que possam se alojar no corpo humano e para auxiliar a limpeza de impurezas do organismo. Além de água, você pode complementar sua hidratação orgânica com sucos e chás, como o Lipofim Chá de Hibisco e o Lipofim Chá Verde.

Alimentação adequada: Procure se alimentar bem e de forma saudável, para que seu organismo tenha força e nutrientes suficientes para combater as possíveis infecções. Complemente a sua alimentação com suplementos vitamínicos que ajudem a fortalecer a imunidade de seu organismo, como o Biomulti, que com apenas um comprimido ao dia fornece 100% da dose diária de dez vitaminas e dois minerais necessários ao bom funcionamento do organismo.



Pratique atividades físicas: Além de esquentar seu corpo no frio, a prática esportiva melhora a atividade metabólica e mantêm seu organismo fortalecido contra as doenças. Mas como no frio sempre dá aquela preguicinha de sair de casa para fazer algum exercício físico, você pode ter mais disposição e vitalidade para o seu treino com o suplemento nutricional Virtil, que contém maca peruana, guaraná enriquecido com vitaminas e minerais.



Mantenha o local arejado: Por mais que você sinta frio, é imprescindível deixar pelo menos uma janela aberta no ambiente em que você esteja. Isso ajuda a circular o ar, levando as bactérias e vírus para fora e trazendo oxigênio limpo para a sua respiração. Ambientes fechados auxiliam no compartilhamento de gases, o que pode tornar muito mais fácil a contaminação dos indivíduos que estão no mesmo ambiente.

No inverno, é fundamental proteger seu organismo e ter uma rotina diária com hábitos mais saudáveis para que sua imunidade seja fortalecida contra as doenças dessa estação.
FONTE:
Blog Livraria Florence