Como ter mais disposição no dia a dia

09 janeiro 2019

É muito bom quando acordamos bem dispostos e com energia suficiente para enfrentar as atividades diárias. Porém, nem sempre essa energia toda nos acompanha nos afazeres cotidianos: trabalhar, estudar, cuidar da casa, dar atenção à família e aos amigos, praticar exercícios físicos, ir a compromissos sociais, cuidar da alimentação, da saúde, da aparência física etc. Ufa, cansa só de pensar. Mas nem tudo está perdido, hábitos bem simples podem espantar a indisposição e deixar seu corpo e sua mente bem dispostos.

Veja algumas dicas para ajudar a recarregar a sua energia diária:
Acorde cedo e capriche na alimentação matinal
O cérebro precisa de nutrição para funcionar direitinho. Sendo assim, o fato de acordar cedo faz com que você mantenha uma alimentação mais saudável pela manhã, diminuindo a ingestão de doces e refrigerantes durante o dia. Um bom desjejum inclui uma fruta para baixar seu índice glicêmico, um pão, uma fatia de queijo, um ovo mexido, um iogurte com alguma fruta com aveia ou linhaça. O ideal é consumir no café da manhã proteínas, vitaminas e carboidratos, de preferência integrais. Isso porque se você começa o dia com uma alta dose de açúcar, sente uma energia instantânea, seguida por uma queda. Esse é o chamado pico de glicose, aquela animação que vem logo após o doce, mas que depois deixa uma sensação de cansaço e de preguiça, resultado da secreção exagerada de insulina gerada pelo consumo de açúcar refinado. Esse ingrediente está presente na farinha branca do bolo e do pão francês.


Coma a cada três horas
Ficar muito tempo sem comer faz com que o corpo entre em alerta e acumule gordura, pois não sabe quando receberá alimento novamente. No jejum prolongado, o organismo aumenta a produção de insulina, provocando hipoglicemia (falta de açúcar no sangue). Quando isso acontece, são comuns sintomas como fraqueza, tontura e mal-estar.

Quando nos alimentamos em períodos curtos, nosso gasto energético e nossa saciedade são maiores, o que impede abusos no café da manhã, no almoço e no jantar. Esse hábito é adquirido com planejamento e dedicação. Comece programando as refeições ao longo do dia e carregue algum tipo de alimento na bolsa, como barras de cereais, frutas, entre outros. Assim, se algum imprevisto surgir, você não ficará sem se alimentar.
Pratique exercícios físicos
Estudos vêm provando que falta de tempo não é mais desculpa para o sedentarismo. Um deles, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde de Taiwan, revelou que praticar 15 minutos de exercícios físicos diários reduz em 14% o risco de morte e aumenta a expectativa de vida em até três anos. Mas não se limite a dar o primeiro passo. Procure investir numa atividade mais intensa, com duração de uma hora, o que não corresponde nem a 4% do seu tempo em um dia inteiro.
Qualifique seu sono
O sono está relacionado com a manutenção e conservação de energia, amadurecimento do sistema nervoso central, fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória e aprendizado, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina, entre outros), função termorreguladora, relaxamento e descanso da musculatura. Mas dormir nem sempre é fácil. O estresse e a má alimentação interferem na qualidade do sono.

O tempo que cada pessoa precisa dormir é apenas uma estimativa geral, já que cada organismo e estilo de vida são únicos: adultos, de seis a oito horas, e crianças, de nove a 11 horas. Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, controlando o estresse.

A perda de peso é outra questão também relacionada ao sono. Quando dormimos a produção da leptina, hormônio da saciedade, aumenta, e a de grelina, hormônio do apetite, diminui. Ou seja, um sono adequado regula nosso sistema hormonal, diminuindo a vontade de atacar a geladeira no dia seguinte.


Tenha uma alimentação equilibrada
Certos alimentos, como frutas, verduras, legumes, grãos e sementes, fornecem vitaminas e proteínas que ajudam a dar energia ao corpo. Por isso ter uma dieta diversificada é um ponto importante para o bem-estar.
Tenha horários regulares
Ter horários fixos para realizar tarefas e manter uma rotina de sono regular também é de extrema importância porque ajuda o corpo a se organizar e ter mais energia no dia seguinte.
Mantenha-se hidratado
Falta de água é uma das razões que faz com que muitas pessoas se sintam cansadas o tempo todo.  Muitos estudos já mostraram que a desidratação causa fadiga e sonolência durante as atividades diárias.
Diminua o excesso de atividade mental
Antes de ir para a cama, o ideal é deixar de lado aparelhos como smartphones, computadores e televisão, pois o excesso de atividade mental pode atrapalhar a qualidade do sono. O recomendável é adotar atividades que relaxem a mente e o corpo. Exercícios de alongamento e meditação costumam ajudar.


Tenha um hobby
Quando você retira ou diminui da sua vida um ato que lhe dá prazer, você precisa de algo para ocupar e substituí-lo. Caso contrário, você começará a ter comportamentos impulsivos e poderá perder o controle. Atos como ir ao cinema, ler um livro, ouvir músicas, dançar, cantar, praticar um esporte, estudar algo novo ou até mesmo adotar um animal de estimação são algumas das opções para ajudar a ter mais bem-estar, prazer físico e mental e sentir-se bem disposto e mais feliz.

 

Fonte:

http://www.maisequilibrio.com.br

https://catracalivre.com.br