Traga gengibre para uma rotina mais saudável

07 dezembro 2018

Cada vez mais conhecido por seus benefícios, além de ser um maravilhoso tempero, o gengibre tornou-se famoso por obter diversos benefícios para conseguir um organismo mais saudável.
O gengibre é uma raiz que tem como principal propriedade o gingerol, que é anti-inflamatória, deste modo, ele protege o organismo de inflamações causadas por vírus e bactérias. O sabor do gengibre é dado por essa propriedade.
O gengibre para garganta inflamada é uma espécie de remédio justamente por ter a propriedade que fará a garganta desinflamar. A ação antibiótica também existe na raiz, o que ajuda no estado crítico de uma garganta. O gengibre é composto por vitamina B6, assim como cobre, potássio e magnésio, que contribuem para o fortalecimento da imunidade.
Gengibre para garganta inflamada
Gengibre para garganta inflamada é uma das técnicas utilizadas pelas pessoas para diminuição da dor e melhora do quadro da inflamação da garganta. Vários são os sintomas da garganta inflamada: ardência, coceira no começo da inflamação, vermelhidão, febre, tosse seca, além de dificuldade para engolir e mau hálito.
Algumas pessoas conseguem diminuir a inflamação a partir do gengibre e suas propriedades. Como, por exemplo, com o uso do Propovit Spray, composto de mel e extrato de própolis sabores malva, agrião, menta e gengibre. Esse spray ajuda a aliviar os sintomas de garganta inflamada, além de melhorar o hálito com o gengibre.
Prevenção e tratamento
Pesquisas mostram que o gengibre tem uma substância chamada 6-gingerol que é anticancerígena e encontrada em grande concentração no gengibre cru. Essa substância também combate bactérias, inflamações e tumores. Estudos também comprovaram que o gengibre ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia, como as náuseas.
- Aumenta o sistema imunológico
Você costuma pegar uma doença atrás da outra e está sempre lutando para ficar bem, e, quando menos espera, você está doente de novo? Se você se identificou com isso, pode ser que seu sistema imunológico não esteja fortalecido e sua alimentação pode ser de extrema importância para que ele melhore. Se você quer as defesas do seu corpo fortes e lutando contra o seu adoecimento, o gengibre é altamente recomendado pelos médicos, pois limpa seu sistema linfático, mata bactérias e libera toxinas. Para complementar o fortalecimento de sua imunidade, experimente pingar algumas gotas de Extrato de Própolis Propovit em uma xícara de chá de gengibre, com essa rotina diária, sua imunidade ficará imbatível.
Auxilia contra a síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável é uma das doenças gastrointestinais mais comuns, afetando em torno de 10% a 20% da população brasileira. Existem vários tipos e os sintomas mais comuns são: constipação, cólica, gases, inchaço e muco nas fezes.
O gengibre também ajuda as pessoas que sofrem dessa síndrome, aliviando e relaxando o intestino para que o paciente possa ter uma vida normal. Adicionar o gengibre em sua alimentação, tomar alguns suplementos da raiz ou até mesmo o chá podem causar um efeito calmante no sistema digestivo, diminuindo o sofrimento que essa doença causa.
Age contra os gases
Problemas com gases podem ser embaraçosos, pois costuma nos constranger ocorrendo nos momentos mais inconvenientes. Ainda que existam diversos medicamentos para ajudar contra os gases, podemos tentar algo mais natural, como o gengibre, para lutar contra eles.
O chá do gengibre é eficaz contra os gases e muito fácil de fazer. Com uma xícara de chá antes de dormir, você pode ser capaz de liberar os gases durante a noite, enquanto dorme, limpando seu sistema digestivo e acabando com o problema antes de passar por uma situação constrangedora.
O gengibre tem a função de regular os gases dentro do seu sistema digestivo e beber chá de gengibre ajuda na eliminação deles, não na produção. Você pode ter essa sensação porque ele libera os gases, mas ele não está produzindo-os e sim eliminando-os.
Acelera a perda de peso
Para conseguir mais saúde, emagrecer é sempre uma boa alternativa. O excesso de peso tem vários agravantes como AVC, colesterol alto, pressão alta, diabetes e doenças cardíacas. O gengibre também pode ajudar a emagrecer quando presente em sua dieta diária.
Bastante encontrado em suplementos de queima de gordura, o gengibre é natural e não tem nenhum efeito colateral. Ele acelera seu metabolismo para perda de calorias mais rápida e também pode ajudar na sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos.
Equilibra o açúcar no sangue
Uma série de pesquisas em torno do controle do açúcar no sangue está colocando o gengibre como uma das melhores soluções para equilibrar os níveis de glicemia, que são primordiais na perda ou no ganho de peso e também na produção (ou na falta de) energia ao longo do dia. Um pouco de tontura ou moleza pode ser uma alteração do nível de açúcar no sangue e adicionar gengibre ao seu almoço diário pode ajudar a estabilizar sua energia e manter o foco em suas tarefas.
 Abranda o cansaço dos músculos
Sabe aquela dorzinha desconfortável que sentimos após malharmos? A melhor maneira de ajudar a recuperação muscular a ser mais rápida é ingerir gengibre. Há estudos que comprovam que quem tem gengibre em sua alimentação acaba tendo uma redução considerável do tempo de recuperação muscular e consegue malhar mais. E, claro, quanto mais se malha, mais massa saudável você tem e isso ajuda bastante na perda de peso de forma saudável e na queima de calorias durante os exercícios.
 Melhora seu hálito
Se o alho é o vilão do bom hálito, o gengibre se enquadra como o grande herói nesse quesito. Se você comer um pouco de gengibre ao final das refeições, ele limpará seu paladar e deixará sua boca com um hálito refrescante. Beber uma mistura de gengibre com água quente também pode ajudar a limpar sua boca e neutralizar o gosto ruim e o mau hálito. Uma alternativa para manter o bom hálito são as Balas de Gengibre Propovit, que proporcionam hálito refrescante de maneira prática, rápida e gostosa.
Controla o enjoo matinal
Mulheres grávidas que sofrem bastante com o enjoo matinal do início da gravidez podem utilizar o gengibre para minimizar esses efeitos e ter uma vida mais saudável. O gengibre serve como um calmante e diminui o sofrimento da grávida.

Serve de analgésico contra qualquer tipo de dor
Esqueça aquela caixinha de remédios para dor de cabeça, o gengibre também pode te ajudar contra qualquer tipo de dor, agindo como um analgésico natural. Ele trata inflamações e diminui as dores em um nível hormonal. Se você tomar uma xícara de chá de gengibre ao acordar, já conseguirá sentir as melhoras que ele te proporcionará em seu dia a dia.
Diminui a sinusite
É só mudar o tempo para você começar a sofrer com as dores da sinusite? Existe um ingrediente no gengibre que faz milagres contra a sinusite, ajudando a desobstruir as vias nasais e ajudando na drenagem dos mucos. E só é necessário tomar uma boa xícara de chá quente de gengibre para conseguir se livrar da sinusite sem o uso de medicamentos e efeitos colaterais desagradáveis.
Curiosidades:
Tem carboidrato no gengibre?
Sim, em torno de 0,4 gramas para cada colher de chá de raiz de gengibre. Como não se utiliza mais que isso para temperar pratos ou para produzir o seu chá, é comum se dizer que ele se encaixa em uma dieta de baixo teor de carboidratos, como Dukan ou Low Carb. Ele também te mantém com uma sensação de saciedade por mais tempo, ajudando contra a fome comum nesses tipos de dieta com pouco carboidratos.
Podemos nos desidratar com o consumo de gengibre?
O gengibre funciona como um diurético, então ele elimina uma quantidade maior de líquidos tóxicos de seu corpo. Por isso, se inclui-lo em sua dieta, é necessário que você tome um cuidado maior com a sua hidratação. Tome mais água quando comer gengibre e não haverá nenhum problema.

Receitas:
Chá de gengibre
Para fazer o chá de gengibre utilize de 2 a 3 cm de gengibre fresco para 1 litro de água. O gengibre deve ser lavado e, posteriormente, cortado ou ralado. Após ferver a água, basta adicionar o gengibre e deixar tampado, ainda em fogo alto. Após 8 a 10 minutos em fervura, desligue o fogão e espere esfriar. O ideal é que se coe antes de consumir.

Suco de gengibre
O suco é uma forma diferente e refrescante de consumir o gengibre. A bebida, além de ter a ação anti-inflamatória, auxilia na limpeza do organismo. Você pode bater o suco com abacaxi, limão e hortelã no liquidificador.

 

Fontes:
https://seligasaude.com/gengibre-para-garganta-inflamada/
https://deber.com.br/gengibre-melhorar-saude