Gripe ou Resfriado?

11 abril 2019

Gripe ou resfriado? Basta um espirro ou mal-estar para levantarmos essa questão. Há alguns sintomas que ajudam na distinção dessas doenças. Conheça mais sobre elas e como tratar e prevenir.
Como saber se é gripe ou resfriado?
Existem algumas diferenças que você precisa saber sobre gripes e resfriados, mas a principal sem dúvidas é a intensidade dos sintomas e também a região das vias respiratória afetada.

De modo geral, na gripe os sintomas são mais intensos, sua duração varia de 7 a 10 dias, e no resfriado são mais leves e têm uma menor duração variando de 2 a 4 dias. Além disso, no resfriado a região afeta é mais superior do pulmão, enquanto que na gripe, todo o pulmão pode ser afetado.

Outra característica que podemos destacar é que a gripe ocorre principalmente no inverno e o contágio é muito fácil, pois basta alguém gripado em um ambiente fechado para que em pouco tempo todos sejam contaminados com a doença.

Os vírus causadores da gripe são chamados de ‘vírus influenza’, essa é uma doença com a qual a humanidade convive há milênios isso porque o vírus está em permanente mutação ou sofrerem recombinação genética.

Quando ocorre mutação, surge um vírus primo do anterior e nosso organismo não possui uma defesa contra ele. Já nos casos de recombinação genética, aparece um vírus totalmente novo, e o corpo não possui nenhuma defesa e isso pode causar uma pandemia, ou seja, uma epidemia de gripe, às vezes muito grave, que pode espalhar-se por todo globo.

Entre os vírus que provocam resfriado, estão os rinovírus (mais de 100 tipos diferentes), os coronavírus e alguns dos mais antigos, mas durante nossa vida adquirimos imunidade, contudo ainda pode adquirir a doença caso a imunidade estiver baixa e houver o contato com qualquer um dos vírus.

Semelhante à gripe e ao resfriado, existe ainda a síndrome gripal, que pode ser provocada pelo vírus da gripe, mas também por outros vírus ou bactérias. Os seus sintomas são parecidos aos da gripe e incluem febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e dor de cabeça.

Embora a síndrome gripal possa ser tratada em casa com repouso e a ingestão de líquidos, existem casos em que os sintomas podem piorar para febre alta e persistente ou dificuldade para respirar, por exemplo. Nesses casos, é recomendado ir ao hospital para fazer o diagnóstico com um clínico geral e iniciar o tratamento com um antibiótico, se necessário.
Como prevenir e tratar Gripes e Resfriados?
Afim de prevenir gripes e resfriados é importante manter a imunidade alta conciliada a uma alimentação balanceada e tomar bastante água.

Evitar a permanência em ambientes fechados e sem ventilação, assim como usar roupas ou calçados molhados no corpo por muito tempo. Quando o ar estiver muito seco é recomendado o uso umidificadores de ambiente, sendo válido também utilizar uma toalha molhada na janela ou mesmo balde com água.

O uso de suplementos nutricionais e multivitamínicos é de grande auxílio pois mesmo que haja uma alimentação adequada, nosso organismo carece de algumas as vitaminas e minerais necessárias para manter a imunidade alta.

Embora a gripe não tenha cura, você ainda pode se vacinar contra o vírus para fortalecer o sistema imunológico durante a temporada de gripes e resfriados. Consulte um médico ou uma unidade de saúde para saber se tem direito a vacina.
Outros cuidados importantes são:

Agasalhar-se bem;
Manter mãos os pés aquecidos;
Lavar as mãos sempre depois de espirrar ou tossir;
Utilizar álcool em gel para manter a higiene das mãos;
Colocar o antebraço na frente da boca sempre que tossir ou espirrar;
Evitar ambientes fechados e aglomeração;
Evitar o consumo de alimentos gelados;
Manter o nariz sempre limpo e descongestionado.

Como tratar a gripe
O tratamento da gripe pode ser feito com uso de medicamentos receitados por um médico. É recomendado também o repouso e a ingestão de líquidos: água, sucos, chás ou sopas, entre outros.

Uma vez que o vírus da gripe chega aos pulmões e a pessoa não realizou nenhum tipo de tratamento, pode haver complicações como o desenvolvimento de uma pneumonia, por exemplo.
Como tratar o resfriado
Para tratar resfriados pode ser necessário tomar algum remédio para descongestionar as vias respiratórias, como um antialérgico.

Tomar vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico e combater os sintomas de maneira rápida. A vitamina pode ser obtida através do suco de laranja, abacaxi, acerola e comer morangos como também através de pastilhas efervescentes ou em comprimidos.
Propovit um aliado poderoso
Para aumentar as defesas naturais e reforçar o sistema imunitário. Um dos aliados mais poderosos e mais populares em todo o mundo é a própolis, utilizada para revestir as colmeias e protegê-las de agentes externos nocivos o “escudo protetor” das abelhas e essa utilização foi que inspirou o seu nome, que deriva do grego “pro” (em favor de) e “pólis” (cidade). Muitas vezes confundido com o mel, que é famoso pelas receitas caseiras para aliviar sintomas de resfriados como a tosse ou garganta irritada esta substância é mais complexa e consiste numa resina que as abelhas obtêm a partir de plantas, árvores.

[playlist type="video" tracklist="false" images="false" ids="111"]
Tripla ação
Por que a própolis tão importante na prevenção de gripes e resfriados?

Estudos comprovam que a própolis pode ter ações anti-inflamatória, antibiótica e antioxidante. Além disso, a própolis pode ajudar a aliviar os sintomas de gripe, resfriado e alergias respiratórias.

Ela oferece uma importante ação imunomoduladora, ou seja, aumenta o desenvolvimento de vários tipos de células imunológicas, como linfócitos e células apresentadoras de antígenos, bem como a ação bactericida, fungicida e virucida de muitas delas, levando ao aumento da resistência a doenças e infecções sendo um forte aliado no combate ao vírus influenza tendo uma ação antiviral; e uma ação antibacteriana, já que funciona como antibiótico natural, destruindo bactérias nocivas.

A própolis é composta por vários fitoquímicos que as plantas usam para se defender de infecções e que as abelhas usam para proteger o seu mel. Alguns estudos apontam até que a própria composição da própolis – complexa, como já referimos – permite-lhe que as bactérias não consigam criar resistências.
Várias formas de consumo
São inúmeros os benefícios da própolis e estão disponíveis sob várias formas adaptadas à diferentes necessidades e recomendadas para todas as idades e formatos práticos para o consumo diário. Estas soluções são facilmente encontradas em lojas especializadas e farmácias.

O extrato de própolis é consumido diluído em água e auxilia na diminuição de inflamações, agindo no sistema imunológico.

Outra utilização frequente é através de pastilhas efervescentes com zinco e vitamina C, que contribui para o reforço do funcionamento normal do sistema imunitário. Uma solução prática e indispensável para o dia a dia, já que a própolis tem a capacidade de preservar a ação da vitamina C.

Para gargantas irritadas e tosse, a sugestão é um spray oral de própolis, que suaviza e alivia a dor. Esta solução é ainda mais eficaz se o spray incluir na sua composição erva-dos-cantores (ou rinchão), uma planta conhecida pelo elevado teor de mucilagens, que lubrificam e desinflamam as irritações da garganta, sendo muito útil em caso de afonia, faringite ou tosse. O spray pode incluir também extrato de eucalipto, com propriedades antissépticas, e tomilho, que facilita a eliminação do muco.

Fontes:
Drauzio Varella - Gripes e resfriados
Bem Estar – Própolis pode ter ações anti-inflamatória, antibiótica e antioxidante