Socioambiental

FSC, sigla inglesa que significa Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal em português, é um sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido. O conceito da certificação florestal surgiu em resposta à preocupação em relação às florestas mundiais e consiste na valorização de produtos originados do manejo responsável das florestas.

A Bionatus Laboratório Botânico, de São José do Rio Preto(SP), uma das maiores fabricantes de fitoterápicos do país passou a contratar fornecedores que tem selo de certificação FSC.

O objetivo do FSC é difundir o uso racional das florestas conforme Princípios e Critérios que são iguais para o mundo inteiro, sendo que tais princípios conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica.

Sua atuação consiste em: desenvolver os princípios e critérios (universais) para certificação; credenciar organizações certificadoras especializadas e independentes; e apoiar o desenvolvimento de padrões nacionais e regionais de manejo florestal, que servem para detalhar a aplicação dos princípios e critérios, adaptando-os à realidade de um determinado tipo de floresta.

benefícios da certificação

Fabricar medicamentos fitoterápicos e alimentos funcionais com insumos de qualidade. Controlar as condições ambientais e variáveis do processo produtivo, a fim de assegurar que estão de acordo com as Boas Práticas de Fabricação. Manter os colaboradores treinados e atualizados continuamente. Cumprir os requisitos da legislação vigente. Buscar equilíbrio na gestão de qualidade, para que esta atinja os objetivos e seja viável financeiramente.

1

Contribuir para o uso responsável dos recursos naturais.

2

Conservar a capacidade de regeneração das florestas nativas.

3

Preservar os habitats da vida silvestre e proteger os recursos hídricos.

4

Apoiar o desenvolvimento de uma economia estável para as comunidades tradicionais.

5

Estimular que os direitos dos trabalhadores e das comunidades indígenas sejam respeitados.

6

Assegurar que as práticas de manejo florestal sejam responsáveis e continuamente melhoradas.

7

Oferecer oportunidades de interação e cooperação entre os vários atores sociais envolvidos no manejo florestal responsável (proprietários florestais, organizações sociais e ambientais) na solução de problemas relativos à floresta.

8

Proporcionar uma alternativa economicamente viável às práticas destrutivas com maior segurança social às comunidades e aos funcionários das empresas florestais.

A quantidade de produtos com selo de certificação no Brasil está muito aquém da dos países de primeiro mundo, porém está em crescimento, o que é uma ótima notícia. O selo funciona como uma garantia de qualidade, origem e compromisso com a sustentabilidade e está aparecendo cada vez mais nos produtos porque o consumidor está ficando mais exigente e sabe que ao identificar selos reconhecidos pelos órgãos reguladores, o consumidor tem certeza de que está adquirindo algo realmente confiável.

A Bionatus dá provas do seu compromisso com a sustentabilidade ao contratar e apostar em fornecedores (gráficas) que possuem o selo de certificação FSC, atualmente a empresa esta alterando seu mix de compras de embalagens para o padrão FSC, sendo que dentro de 2 anos será 100% FSC O selo oferece um link confiável entre a produção e o consumo responsável de produtos florestais, permitindo que consumidores e empresas tomem decisões em prol das pessoas e do ambiente.

visite fsc.org.br