O que é coronavírus?

07 fevereiro 2020

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após os primeiros casos registrados na China.
Os tipos iniciais de coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960.
A maioria das pessoas se infecta com o coronavírus comum ao longo da vida, sendo as crianças mais propensas a este tipo de infecção. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43 e HKU1.

Os tipos de coronavírus conhecidos até o momento são:

• Alpha coronavírus 229E e NL63
• Beta coronavírus OC43 e HKU1
• SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS)
• MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS)
• nCoV-2019 (novo coronavírus)
Novo coronavírus (nCoV-2019)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo coronavírus tem 14,5 mil casos registrados em 18 países, com 305 mortes, o que mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento para combatê-lo. *
No Brasil, até 03 de fevereiro de 2020, temos 15 casos suspeitos para coronavírus (nCoV-2019) em sete estados, mas nenhum deles foi confirmado. São Paulo é o estado que, neste momento, apresenta mais casos suspeitos, totalizando sete casos em investigação. *
Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

FONTE: www.saude.gov.br
*Dados divulgados até 03 de fevereiro de 2020.


Como fortalecer a imunidade com extrato de própolis

A própolis é uma mistura de pólen, cera e resina vegetais produzida pelas abelhas com o intuito de vedar e proteger as colmeias de fungos, insetos e bactérias. Essa substância é utilizada no extrato de própolis por atuar de forma semelhante no corpo humano, agindo nas defesas de forma anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana, antifúngica, cicatrizante e melhorando o sistema imunológico.
O extrato de própolis é rico em proteínas, aminoácidos, vitaminas e flavonoides, tornando-se um antibiótico natural. Além disso, o extrato de própolis é capaz de aumentar a imunidade, pois contém uma porção de substâncias como flavonoides, ácidos fenólicos, terpenos, vitaminas e minerais que ajudam a proteger e fortalecer o sistema imunológico. Assim, ele é capaz de estimular a imunidade celular, incentivar a destruição de corpos estranhos, impedir a proliferação de bactérias e vírus e aumentar a produção de células de defesa do corpo.