Vitamina D é nutriente essencial para a saúde

01 abril 2020

A Vitamina D exerce papel fundamental no metabolismo humano. Ela facilita a absorção de cálcio e fósforo, auxiliando o desenvolvimento saudável dos ossos e dos dentes e é um nutriente indispensável para o fortalecimento do sistema imunológico, sendo notável seu benefício quando relacionamos a Vitamina D à diversos estudos e pesquisas científicas envolvendo os mais variados tipos de doenças.
Quando falamos em vitamina D e doenças autoimunes é preciso compreender que cada organismo é único. Ou seja, cada pessoa deve buscar um acompanhamento médico e nutricional personalizado a fim de evitar sofrimento por conta de alguma necessidade nutricional.
Pessoas com deficiência de vitamina D sofrem maior ocorrência de infecções respiratórias. Perceba que essas doenças surgem com maior frequência no inverno, quando estamos menos expostos à radiação solar.

Onde encontrá-la

A vitamina D é absorvida pelo corpo humano através da exposição solar e da alimentação.
Segundo especialistas, o tempo recomendado para o tomar banho de sol diário é entre 15 minutos e uma hora, antes das 10 horas e após as 16 horas. Entretanto, deve-se evitar a exposição prolongada ao sol nos períodos mais quentes do dia, entre meio-dia e 15 horas.
A alternativa à exposição solar excessiva é obter a Vitamina D com uma alimentação saudável e equilibrada. Podemos encontrar essa vitamina em alimentos como, por exemplo, óleo de fígado de bacalhau; gema de ovo; peixes; frutos do mar; leite e derivados. Ainda assim, provavelmente só a alimentação não será suficiente para fornecer a taxa ideal de Vitamina D de que o ser humano necessita.
Por conta da rotina dos grandes centros urbanos, atualmente um número elevado de pessoas apresentam deficiência de vitamina D. Quando não há absorção dos níveis necessários de nutrientes, é preciso fazer a suplementação. A quantidade varia de acordo com a idade e o grau de deficiência vitamínica de cada indivíduo. Crianças e mulheres grávidas devem fazer a suplementação nutricional somente com orientação médica.
Pessoas com deficiência de vitamina D sofrem maior ocorrência de infecções respiratórias. Perceba que essas doenças surgem com maior frequência no inverno, quando estamos menos expostos à radiação solar.


Necessidade diária de vitamina D

A quantidade necessária varia de acordo com a idade:

Crianças até 1 ano: 10 mcg;
Crianças maiores de 1 ano e adultos: 15 mcg;
Idosos com mais de 70 anos: 20 mcg;
Gestantes: 15 mcg.

É possível identificar a falta da Vitamina D através do exame de sangue. Conheça alguns sintomas e problemas provenientes dessa carência: dores e fraqueza muscular; diminuição do cálcio e fósforo no sangue; enfraquecimento dos ossos; Osteomalácea (raquitismo) em crianças e Osteoporose em idosos. A ingestão de vitamina D também é fundamental para as gestantes, a escassez pode levar a abortos no primeiro trimestre. Já no final da gravidez, a insuficiência do nutriente pode levar a pré-eclâmpsia e aumentar as chances da criança ser autista.